Em primeiro lugar, antes de querer transformar algo em HÁBITO, precisamos saber: o que é um hábito?

Hábito são coisas que você faz diariamente e que não exigem tanto esforço, também são coisas que você faz sem precisar pensar ou raciocinar, como escovar os dentes ou lavar a louça… Você normalmente faz essas coisas pensando em outras, certo? Porque isso já não exige esforço nem sua total atenção! Pois bem, vou usar o exemplo dos ESTUDOS e você adapta pro hábito que quer criar, certo?! Vamos lá: como estudar sempre sem precisar de muito esforço pra se concentrar ou começar / se manter estudando?

Começando do começo: alguns estudos dizem que você precisa se esforçar MUITO por 21 dias para transformar uma ação em hábito, outros defendem que é preciso de no mínimo 30 dias. Eu acredito que 21 dias seja o mínimo e 30 seja “garantido” que seu cérebro estará programado pra aquilo!

Em primeiro lugar: por que você precisa estudar (ou fazer o que você quer ai no seu caso)? Pra ir bem na prova e se sentir satisfeita (no exemplo que estamos usando aqui)? Pra ter mais conhecimento e saber conversar e ter bons argumentos com diferentes tipos de pessoas? Pra passar no vestibular? Pra conseguir uma bolsa? Pra ser alguém melhor? Pra construir um bom futuro? Seja qual for seu objetivo: escreva ele! Você precisa ter isso muito bem definido pra conseguir se manter ao longo da “caminhada”, sabe aquela história de que a motivação te faz começar mas é um bom motivo que te faz continuar? Então!

Escreveu seus objetivos com o seu novo hábito? Ótimo, olhe para ele todos os dias e se lembre do motivo de você precisar sentar a bunda na cadeira e estudar, parar com a Netflix e fazer acontecer, largar o feed do instagram e trabalhar.

Em segundo lugar é preciso estabelecer um horário e um lugar para fazer o que deve ser feito. Não complica, só estabelece e faz. Pensa assim: seu cérebro está sendo programado e pra isso ele precisa de PADRÃO. Definindo sempre um lugar e horário certos para estudar / agir ajudará seu cérebro a reconhecer que “opa, está na hora de largar as distrações e me concentrar nisso aqui.”

       É DIFÍCIL E ANTES DE FICAR FÁCIL FICA MAIS DIFÍCIL AINDA: Criar um hábito novo é desafiador justamente porque você estará reprogramando seu cérebro e ao longo do processo (21 ou 30 dias) pode ser que fique ainda mais difícil. Pode ser que você já esteja lá no 17° dia e ainda não se sinta confortável ou satisfeita, mesmo assim C O N T I N U E! Você já chegou até aqui, você já teve muita força de vontade e você quer muito isso, continue! Depois da chuva vem o arco íris, é tão clichê quanto é real! Você quer algo acima da média e precisa se esforçar mais que o nível comum, continue firme e você terá resultados em breve!

Agir ficará mais automático: isso não quer dizer que você não terá momentos de preguiça e desânimo, mas sim que você estará mais forte e preparado para lidar com esses momentos quando eles chegarem!

É isso por hoje, espero MUITO que vocês tenham gostado e se você gostou deixa um comentário aqui embaixo pra eu saber sua opinião? Muito obrigada! 💗

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *